NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

DAS PUBLICAÇÕES

Ver guia de diretrizes para autores.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os requisitos mínimos para um artigo se qualificar para a revisão ad hoc:

(1) elaborado seguindo rigorosamente as NORMAS de formatação, estrutura e estilo,

(2) em formato WORD.doc,

(3) a coleta de dados não ter ocorrido há mais de 5 anos,

(4) escrito na Voz Passiva Sintética ou Pronominal (constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE),

(5) envio da documentação exigida para cada categoria de artigo (Declaração de Direito Autoral anexo-1, Parecer da Plataforma Brasil),

(6) Preenchimento do formulário da submissão. Os manuscritos que não cumprirem tais requisitos serão RECUSADOS e ARQUIVADOS.

11.1 Estrutura/formatação e estilo dos artigos título: (somente no idioma original, não mais que 15 palavras)

AUTORES (1-3 explícitos no artigo e, também) como no exemplo: Bezerra, VS.; Souza, VB.; etc (1- 6 na área de Saúde)

RESUMO e ABSTRACT com 250 palavras (somente no idioma original, contendo os seguintes elementos: TEMA, PROBLEMA, HIPÓTESES, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA, RESULTADOS, CONTRIBUIÇÃO) com espaçamento simples.

DESCRITORES (Português/Inglês, em número de 3 - 6, esses devem conter na lista de descritores da ABNT)

CREDENCIAIS DOS AUTORES, devem ser explícitas no artigo

AUTOR RESPONSÁVEL PELA CORRESPONDÊNCIA (endereço completo) Todos os artigos devem contemplar os termos das seções: INTRODUÇÃO (com definição clara dos objetivos do texto e justificativa), FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, MÉTODO, ANÁLISE/RELATO DOS RESULTADOS e DISCUSSÃO, CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS.

Os AGRADECIMENTOS e FINANCIAMENTO deverão figurar antes, se quiser, das REFERÊNCIAS, se constarem no artigo, esses itens são facultativos. O texto deve ser inédito no Brasil e não estar sendo avaliado para publicação em nenhum outro periódico. Não serão aceitos textos previamente publicados em anais de eventos ou que desrespeitem as normas gramaticais da língua oficial do país. Os seguintes documentos devem ser anexados para a submissão do artigo: · Artigos em uma das categorias ORIGINAL, RELATO DE PROJETO DE EXTENSÃO, DE CASO CLÍNICO, DE EXPERIÊNCIA/ESTUDO DE CASO, bem como REVISÃO INTEGRATIVA. · Para os trabalhos que envolvem seres humanos ou empresa devem ser anexados a CÓPIA DA APROVAÇÃO do Projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa/CEP ou declaração informando que a investigação não envolveu sujeitos humanos/empresa.

Para submeter o trabalho deve-se preencher o FORMULÁRIO de declaração (de responsabilidade de autoria) no seguinte LAYOUT DA PÁGINA:

1) PAPEL OFÍCIO (21,59 x 35,56 cm)

2) MARGENS DA PÁGINA: de 2,0 cm em cada um dos lados - LETRA: Arial de 12-pontos 2 - NÃO USAR: rodapé, notas, espaçamento entre parágrafos, não separar nem numerar as seções e subseções do artigo - ESPAÇAMENTO DUPLO ENTRE LINHAS em todo o ARTIGO - IDIOMAS: Português. NÚMERO DE PÁGINAS: 15 a 25 PÁGINAS (excluindo-se página inicial, agradecimentos e referências);

3) MARGENS LATERAIS DO TEXTO: 0,5 cm TÍTULO: somente no idioma do artigo, com 10 ou menos palavras; Apresentar apenas os elementos do OBJETO DE ESTUDO ou dos DESCRITORES DeCS: https://decs.bvs.br - TABELAS (conjunto TABELAS + FIGURAS = 05): Elaboradas com a ferramenta de tabelas do MS Word (em cor verde). Dados separados por linhas e colunas de forma que cada dado esteja em uma célula. Traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior tabela. Se usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela. - ILUSTRAÇÕES (conjunto FIGURAS + TABELAS = 05): fotografias, desenhos, gráficos, fluxogramas e quadros são considerados FIGURAS, que devem ser elaboradas em cores (use as várias tonalidades do verde). O título deve ser grafado com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte inferior. A numeração é consecutiva, com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto. As figuras devem ser elaboradas nos Programas Word ou Excel permitindo acesso ao conteúdo e não serem convertidas em figura do tipo JPEG, BMP, GIF, etc. Os dados devem estar explícitos (n e %). Enviar as planilhas do Excel quanto da submissão do artigo.

4 - REFERÊNCIAS: Devem estar em acordo com a ABNT: NÚMERO DE REFERÊNCIAS: 30 (trinta, no máximo, exceto para Revisões Integrativas), sendo 60% de produções publicadas nos últimos 5 anos, 30% nos últimos 3 anos, 10% sem limite temporal.

• Citar de 3 a 6 referências de periódicos estrangeiros, na versão em inglês, na área de saúde.

• Não citar teses, dissertações, TCC, livros e capítulos na discussão de resultados (esta prática só é usada em textos da área de saúde), isto significa que nessa área só devem ser citados os que fundamentam o método de pesquisa (exceto para revisões).

• Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: https://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar o ano.

• Na lista de referências, elas devem aparecer em ordem alfabética.

  • Referenciar o(s) autor(e)s pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

• Quando o documento possuir de um até 6 autores, citar todos, separados por vírgula, quando possuir mais de 6 autores, citar todos os 6 primeiros seguidos da expressão latina "et al".